domingo, 17 de fevereiro de 2013

Dia 06/06/06 nasceu um cachorro, mais um vira-lata, uma mistura de raças. Um cão inicialmente alegre e valente, que com o tempo apresentou alguns sintomas que por descuido deixamos passar.
Esse tal cachorro, Rolfe, tinha alguns problemas quanto a defecar e urinar, mas agente acreditava que era por causa da alimentação que não era própria pra cachorro. Há alguns dias ele não queria comer, nem beber agua, o que nos preocupava muito. Com algum esforço conseguíamos que ele se hidratasse e se alimentasse, mas chegou um ponto onde ele não queria mais mal se levantar, o que tornava tudo mais difícil.
Então levamos-no ao HUV (hospital universitário veterinário) e a dra diagnosticou Hérnia perineal e ao fazer o ultrassom disse que ele estava com um cisto na próstata.
Eu perguntei o que era aquilo e ela gentilmente respondeu que a hérnia perineal é uma doença comum em cães machos, especialmente os não castrados.
A dificuldade e dor na defecação, obstipação e aumento de volume perineal explicavam a doença. Se houvesse envolvimento da bexiga urinária a cirurgia seria de emergência. O tratamento é, portanto, cirúrgico. É uma cirurgia que pode ser muito complicada e a castração do animal seria necessária para evitar recorrência.
Quanto as complicações? O Rolfe é um animal um pouco idoso, já tem 6 anos e a anestesia poderá implicar no sistema imunológico do animal.
Tadinho, deve ter sentido tanta dor... Com a raspagem do pelo via-se claramente o inchaço. Estava realmente feio. Em pensar que o meu melhor cachorro podia vir a óbito, causava-me um desespero, é ruim, muito ruim.
Aquele neguinho chato, cheio de manias. O nosso cão de guarda, fiel escudeiro, sempre amigo, ao nosso lado pro que der e vier. Aquele fujão feio, que deixava qualquer um desesperado quando ele fugia pra
depois voltar após ter quebrado uma unha quando o carro passou por cima. Aquele safado, amante de bolo de carne, aquele ponto preto na escuridão do quintal da loja, o segurança mais eficiente que pode ser conhecido. O pequeno valente, barbudo, altivo, barulhento, menino. Como uma criança que precisa de cuidados.
Meu lindo vira-lata feio. Você vai ficar bem, eu sei que vai. Deus está contigo. Te amo preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário